Sou leigo e quero aprender a investir!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

INVESTIR NÃO É COISA DE OUTRO MUNDO

TESOURO DIRETO, SELIC, CDI, CDB, LCA, LCI… provavelmente você já se deparou com alguns desses termos quando começou a se interessar por investimentos. Mas pode ficar tranquilo, não é nada de outro mundo, muito pelo contrário. Todos já foram leigos um dia, e se você está lendo esse artigo sinal que quer aprender.

POR ONDE COMEÇAR?

PRIMEIRO PASSO: leia bastante sobre o assunto (existem muitos e-books na internet e livros de finanças que vão abrir a sua mente);

SEGUNDO PASSO: assista vídeos, o canal Investidor Nato, foi criado justamente para simplificar e te ajudar a entender alguns assuntos que mesmo lendo podem continuar incompreensíveis;

TERCEIRO PASSO: Não tenha medo de perguntar, fico muito satisfeito quando mandam perguntas nos comentários dos meus vídeos. Aqui no blog existem os campos de comentários, ao final de cada artigo, se tiver alguma dúvida pode comentar por aqui também.

QUAL O INVESTIMENTO IDEAL PARA MIM?

Os seus objetivos vão te guiar na hora de escolher qual é o investimento ideal.

Por exemplo, digamos que você quer comprar um computador novo daqui 3 meses. Esse é o seu objetivo, e esse é o tempo que está disposto a poupar e investir (lembrando que, quanto mais tempo você poupar e investir, maior será o rendimento do investimento).

A partir de R$30,00 você consegue investir no Tesouro Direto. Conhecer os Títulos do Tesouro é um dos primeiros passos para o investidor iniciante que tem planos e objetivos em mente.

OBJETIVOS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO

O exemplo que usei do computador, é de Curto Prazo. Então na hora de escolher, deve-se optar por um investimento que apresente alta liquidez. Liquidez é a capacidade de transformar esse investimento em dinheiro novamente. Dentro dos títulos do tesouro, sugiro o Tesouro Selic, esse título acompanha a variação da Selic (taxa básica de juros da economia), é um investimento seguro e que apresenta alta liquidez. 

Se o seu objetivo é viajar para praia daqui 1 ano, durante esse período você deve optar por um investimento de médio prazo. Por exemplo um CDB (Certificado de Depósito Bancário), pós-fixado, ele vai render conforme o CDI (que é índice bem próximo a Taxa Selic), ou pré-fixado, ele vai render conforme uma taxa pré-estabelecida na hora que você contratar o título. As outras opção são a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) ou a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), qualquer uma das duas opção são aconselháveis no médio prazo, e irão render mais que o CDB, pois são isentas de IR (imposto de renda).

Se o seu objetivo é trocar de carro daqui 5 anos, você deve optar por um investimento de longo prazo. Sugiro investir em um título atrelado ao IPCA (índice da inflação), no Tesouro Direto você encontra títulos com essas características, com isso seu dinheiro fica preservado e não perde valor para a inflação.

TER CONTA EM UMA CORRETORA

Para investir no Tesouro Direto você precisa criar conta em uma Corretora de Valores. A corretora é a intermediadora e vai te dar a possibilidade de realizar os investimentos. Hoje todo esse procedimento pode ser feito no seu computador ou smartphone.

Mas digamos que você ainda não tem um objetivo e quer ter apenas um dinheiro reservado, rendendo mais que as outras alternativas tradicionais. Sugiro que invista em um CDB LD (Liquidez Diária). Com apenas R$100,00 você tem essa alternativa a sua disposição. 

Recomendamos:

Participe do nosso grupo no Facebook, lá você vai tirar dúvidas e poderá interagir compartilhando suas experiencias no mundo dos investimentos e aprender as estratégias dos outros integrantes do grupo é bem legal! Participe você também. Clique Aqui ou na imagem abaixo:

Gostou do artigo? quer saber o significado de algum outro termo financeiro? Deixe aqui nos comentários sua dúvida para que eu possa te ajudá-lo, e compartilhe esse artigo com seus amigos!

5 (100%) 2 votes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *